Um exame endoscópico no qual se utiliza um aparelho descartável denominado anuscópio e uma fonte de luz. este aparelho é inserido alguns centímetros no ânus do paciente, visando avaliar problemas na região perianal, canal anal e a porção distal do reto.
Não causa dor, apenas um certo desconforto, e por isso pode ser realizado no consultório médico, sem necessidade de sedação. Não há um preparo específico, mas é recomendado esvaziar a bexiga e evacuar antes do exame.
O paciente deita-se de lado na maca, o médico faz um toque retal para verificar se existe algo bloqueando o canal, em seguida o aparelho chamado anuscópio é inserido no canal anal, por meio de uma luz e uma câmera acoplada ao equipamento. desta forma o especialista consegue analisar, identificar a mucosa do ânus e em alguns casos, pode coletar amostras do tecido para possível biópsia.
É um exame realizado para identificação de Hemorroidas; Fístulas perianais; Incontinência fecal;
HPV (lesões), fissuras anais e lesões dentro do canal anal. Em alguns casos, há necessidade de magnificação para investigação de lesões por HPV.