Doença Hemorroidaria

A Hemorroida é uma estrutura presente no canal anal de todas as pessoas. É normal ter hemorroidas. Elas são estruturas que possuem muitos vasos sanguíneos e têm a função de auxiliar na sensibilidade da textura das fezes e na continência, ou seja, habilidade de segurar as fezes ou não.

Em algumas pessoas, há um aumento destes vasos e uma maior predisposição de encher de sangue, tornando essa estrutura maior e mais pesada. Aliado à isso, a hemorroida vai perdendo a sustentação e pode sair pela borda anal, causando dor e sangramentos.

Os fatores de piora da hemorroida são esforço para evacuar ou mesmo várias evacuações ao dia, ficar muito tempo sentado, gestação, aumento da pressão abdominal e traumas locais.

Os sintomas da crise hemorroidaria podem ser controlados por meio de banhos de assento mornos alternados com gelados e medicamentos. Porém, sabemos que as crises podem voltar sempre, e atrapalhar a qualidade de vida dos pacientes, impedindo de fazer exercícios físicos, ter relações sexuais e até mesmo causando medo de situações cotidianas como por exemplo viajar. Neste caso, o tratamento definitivo é com cirurgia.

Hoje avançamos muito nas técnicas operatórias para doença hemorroidaria, e podemos proporcionar cirurgias minimamente invasivas, sem cortes e com recuperação mais rápida.

Procure um proctologista para avaliar qual o melhor método para você.