Queixa campeã do consultório, a prisao de ventre atrapalha a vida de muitas pessoas que convivem com ela. Usando laxantes a vida inteira em busca de uma melhor qualidade de vida porém piorando cada vez mais a sua dificuldade de evacuar.
Não é só comer mais fibras. A constipação pode ser causada por diversos fatores e eles podem ainda estar todos juntos em uma só pessoa. E cada um tem um tratamento diferente.
O primeiro tipo de prisão de ventre realmente é causado por alimentação pobre em fibras. Ou rica em carboidratos e gorduras. Estamos falando da dieta com muito pão, leite, queijo, manteiga e pouca salada, verduras, legumes e frutas. Além disso, falta de água também atrapalha bastante! Além disso, existem pessoas que pioram com o aumento de fibras, e nestes casos o tratamento deve ser individualizado. Existem também as intolerâncias alimentares que podem causar constipação. A intolerância a lactose é uma delas. A sensibilidade ao gluten também. Neste caso, sempre há necessidade do auxílio de um nutricionista funcional e exames funcionais como testes de Alergias alimentares, testes provocação oral, hidrogenio expirado e exames de fezes.
E por outro lado, uma forma muito comum de constipação é a obstrução de saída, que é a sensação de que não conseguiu evacuar tudo, ou então quando faz força demais pra conseguir evacuar e mesmo assim não é o suficiente, muitas vezes com necessidade de auxilio com manobras manuais. Neste caso, há necessidade de investigação com manometria anorretal, tempo de trânsito intestinal e muitas vezes uma reesonancia para avaliar se há alteração do reto , chamada retocele. Nestes casos, o auxílio de um fisioterapeuta pélvico é essencial.
Na minoria das vezes, há problema nos músculos dos intestinos em levar as fezes até o canal anal, uma situação chamada inercia colonica, que retém as fezes por mais tempo nos intestinos causando uma maior absorção de água e toxinas. Neste caso, há indicação de tratamento funcional e mais raramente cirurgia.
E por último, existem os tumores de intestino que podem crescer tanto a ponto de fechar o espaço de passagem das fezes, causando dificuldade pra evacuar. Muitas vezes este quadro é progressivo, ou seja, vai piorando com o tempo e pode ou não estar associado a sangramento nas fezes, perda de peso e má, estar geral.
De qualquer forma, a constipação é algo que pode e d3ve ser tratado sempre, pois com o tempo, se não tratada pode causar maiores complicações futuras. Por isso, não use laxantes sem saber a causa da sua constipação, procure sempre um especialista.