Intolerância Lactose

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, que é o açúcar do leite devido à deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em partes menores, para a sua posterior absorção.

É importante estabelecer a diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose. A alergia é uma reação imunológica às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo).

Causas:

– Deficiência congênita da enzima: a criança nasce com um defeito genético que impossibilita a produção da lactase;

– Diminuição na produção da lactase em consequência de doenças intestinais;

– Deficiência primária: ocorre diminuição da produção da lactase como consequência do envelhecimento. Com o passar dos anos, a digestão do açúcar do leite fica praticamente insuficiente.

Sintomas:

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia. Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer e em alguns casos ate dias . Essa sobra alimentar pode levar à alteração da microbiota intestinal com o passar dos anos, ocasionando diversos problemas de Absorção de nutrientes e alteração dk hábito intestinal.

Tratamento:

A intolerância à lactose não é uma doença. É uma carência do organismo que pode ser controlada com a retirada do alimento da dieta alimentar. 

Alimentos que contém lactose:

– Leite de vaca, queijos, manteiga, requeijão e demais derivados de leite;

– Preparações à base de leite (bolos, pudins, cremes, entre outros);

– bolachas e biscoitos que possuem leite em sua composição.

Lembrando que o leite é um alimento muito rico em nutrientes, portanto deve ser substituído por nutricionista com orientações para que não ocorra falta de vitaminas e minerais essenciais. Para descobrir se há intolerância à lactose, há possibilidade de realizar o teste H2 expirado que é feito com a metade de lactose do que os testes comuns e não precisa de coleta de sangue. Além disso, pode demonstrar a intensidade da intolerância, podendo ajustar a dieta em cima deste exame.

Procure um especialista sempre pra cuidar do seu caso de forma individual e integral.