Cisto Pilonidal

Ao contrário do que muita gente acreditava e do próprio nome popular que leva, o cisto pilonidal não é um cisto. Na verdade é uma cavidade que se forma entre as nádegas, próximo ao osso cóccix , causada pelo atrito da pele com os pelos locais e calor. Lá dentro, acumulam-se  células mortas e cabelos, deixando um ambiente favorável para crescimento de bactérias e portanto infecção. 

Os sintomas associados com a doença são abaulamento na região afetada com presença de pequenos furos que podem estar na linha média da coluna ou nas laterais, contendo oh não pelos no seu interior. Nos casos mais graves, podem estar associados à intolerâncias fecal contendo pus, vermelhidão local, dor i tensa e calor local.nestes casos, há necessidade de tratamento com antibióticos e drenagem cirúrgica.

A doença pilonidal pode ser controlada com medicações e mudanças de hábito de vida como depilação da região sacral, evitar ficar muito tempo sentado, evitar traumas locais e compressas mornas, mas uma vez formada a cavidade, é muito provável que venham ocorrer novas infecções complicadas com abscessos.

Mesmo assim, o ideal é sempre remover os pelos desta cavidade e fechar cirurgicamente. Hoje em dia conseguimos realizar esse procedimento com o uso de cirurgia minimamente invasiva e com menos cortes quando o tratamento é feito precocemente. Consulte sempre o médico proctologista para avaliar o melhor tratamento no seu caso.