Fístula perianal

A fístula é um trajeto de um órgão ao outro, comunicando os dois e que não deveria existir normalmente. No caso da fístula perianal, temos uma comunicação entre o reto ou ânus e a pele. Isso acontece normalmente por um entupimento das glândulas dentro do canal anal que podem levar à uma infecção, formação de pus que então sai pela pele através de um pequeno orifício. Muitas vezes é associada à um abscesso perineal que é tratado através do uso de antibióticos e drenagem cirúrgica.

Os sintomas mais comuns são coceira anal, saída de secreção pelo ânus e sensação de bolinha pero do ânus. Em casos mais complicados podem vir associados à abscessos locais, que são bolsas de pus, com calor local, dor e aumento da temperatura local.

O diagnóstico é feito através do exame proctologico completo incluindo a anuscopia com visualização do orifício fistuloso e da constatação do trajeto através do toque. Em seguida, há necessidade do estudo deste trajeto através de ressonância magnética ou ultrassom transretal.

A fístula não se fecha com medicações, e manter um trajeto aberto entre o ânus e a pele pode gerar novas infecções cada vez mais complicadas, por isso, existe a necessidade de avaliação pelo proctologista para indicação do melhor tratamento. Em caso de doenças inflamatórias intestinais, há uma predisposição maior de formação de fístula, e essas devem ser tratadas com medicamento antes da tentativa de cirurgias.

Procure sempre um proctologista para melhor avaliação.