Dor no estômago, ou seja, na parte de cima do abdome, associada ou não a queimação, refluxo, azia e má digestão podem estar relacionadas a uma inflamação do estômago. E nem sempre omeprazol é a solução.
A Gastrite é uma inflamação da parede do estômago e pode acontecer em vigência de um aumento do ácido no órgão ou da própria redução do ácido, associado à uma diminuição do muco que protege a parede gástrica.
Existem diversas causas para a diminuição dessa produção de muco e da produção de ácido, e as maismportantes são o stress crônico, infecção por H. Pylori e uso de medicações que inibem a produção ácida por tempo prolongado. Algumas vezes a pedra na vesícula pode gerar os mesmos sintomas, sendo necessária sempre a investigação por ultrassom abdominal.
Para a investigação, é necessário phmetria e endoscopia para avaliação do pH e de lesões gástricas e do esofago além da pesquisa do h. Pylori. E nem sempre neste caso o tratamento deve ser com medicação que diminui o ácido estomacal. Depende da causa identificada e por isso é muito importante consultar com o gastroenterologista antes de tomar medicação errada que pode piorar a situação.