A Hernia de hiato é uma falha do músculo que divide o tórax e o abdome, famoso diafragma. Essa falha fica bem próxima a passagem do esofago e encontro com estômago. Com o aumento da pressão dentro do abdome, o estômago pode passar por essa falha e ficar no tórax, causando sintomas de refluxo, azia, queimação e dor, além de má digestão. Muitas vezes está associado a obesidade e aumento de gordura abdominal. E melhora muito os sintomas com a perda de peso e hábitos saudáveis de alimentação.
Muitas vezes os sintomas podem estar associados a intolerância e alergia alimentar, com alterações intestinais associadas, e por que motivo, não melhoram mesmo após tratamento adequado. Neste caso, usamos exames de H2 expirado e coprológico funcional, além de exames de sangue para auxiliar no diagnóstico.
No caso de não ocorrer melhora após mudança de hábitos e perda de peso, existe a possibilidade de tratamento cirúrgico que deve ser avaliado com o médico através de exames como a phmetria esofágica, manometria esofágia e raio x contrastado do abdome.
Hoje temos à disposição cirurgias minimamente invasivas como a cirurgia laparoscópica e robótica. Procure sempre auxílio de um especialista para avaliar melhor o seu quadro.