Nos dias anteriores à cirurgia
Medicações: caso faça uso de medicação para hipertensão ou tireóide, deverá mantê-la até o dia da cirurgia (neste dia ingerir a medicação com um gole de água).
Caso faça uso de Medicações que alterem a coagulação (por exemplo, aspirina – AAS, clopidogrel, Xarelto) Avise seu médico pois, geralmente, estas deverão ser suspensas alguns dias antes da cirurgia ‣ Jejum: deverá ser realizado jejum completo (incluindo água, balas, chiclete) nas 08 horas Antecedentes à cirurgia.
Em caso de desistência ou impossibilidade de comparecimento à cirurgia, avisar com Antecedência mínima de 48 horas. Lembre-se que toda a estrutura estará a sua disposição no Horário agendado.
Tirar todas as dúvidas relativas ao procedimento no consultório, com seu médico. Não depilar a área a ser operada e nem realizar preparo intestinal (não usar laxantes nem Realizar lavagem)
O paciente receberá a receita cont3ndo os cuidados que deverá ter no pós-operatório para já se preparar quando sair do hospital.
No dia da Cirurgia
Após a cirurgia
O paciente permanecerá por tempo variável na sala de recuperação, que dura em torno de 30 minutos a 2 horas. Durante este período o médico conversará com os acompanhantes sobre o procedimento realizado e cuidados pós-operatórios, fornecendo as orientações pós-operatórias.
Agendar retorno para aproximadamente 7 dias após a data da realização do procedimento e depois, mais uma reavaliação em 30 dias. Após, terá uma última consulta de pós-operatório em 90 dias.
A dor no período pós-operatório é determinada por fatores importantes como a (1) sensibilidade individual (há pacientes muito sensíveis e que queixam de dor por vários dias, apesar do uso de anti-inflamatórios, analgésicos e cuidados locais) e a (2) constipação (a permanência das fezes no reto determina mais absorção de água e, portanto, as fezes ficam menos hidratadas e mais endurecidas). Assim, não se deve postergar a evacuação no pós-operatório, sendo necessário, eventualmente, o uso de medicações para deixar o bolo fecal mais macio. Além de adotar posições facilitadas de evacuação, colocando um branquinho de apoio aos pés e evitar alimentos que sabiamente causam constipação.
A cicatrização completa geralmente acontece após três a cinco semanas. No entanto, não há contraindicação ao retorno ao trabalho já nos primeiros dias após a cirurgia, caso o paciente sinta-se disposto. A recuperação é variável de pessoa para pessoa.